vamos ajudar quem sempre ajudou as gcm

vamos ajudar quem sempre ajudou as gcm

10/04/12

COSMOPÓLIS - Polícia e GCM fecha quadra do Fórum para julgar quadrilha em Cosmópolis, SP.

 
Réus chegam algemados para julgamento no Fórum de Cosmópolis
(Foto: Reprodução/ EPTV)

Grupo vinculado a facção é acusado de tráfico e associação criminosa.
Escutas telefônicas mostraram líder ameçando secretário de segurança.

A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Cosmópolis (SP) criaram um esquema especial de segurança na cidade nesta segunda-feira (9) para a audiência de julgamento de uma quadrilha vinculada a uma das facções criminosas mais perigosas do Estado de São Paulo. Os seis réus foram presos no dia 20 de abril do ano passado após escutas telefônicas revelarem ameaças do grupo contra autoridades de segurança pública do município.
 audiência teve início às 13h30 desta segunda, quando os acusados chegaram escoltados ao Fórum de




Cosmópolis. Quatro dos réus estavam presos nas cadeias de Mogi Mirim, Casa Branca, Hortolândia e Itirapina, todas no interior de São Paulo. Outros dois acusados tiveram o relaxamento da prisão este ano e respondem o processo em liberdade.
A audiência terminou por volta das 19h. Foram ouvidas seis testemunhas de acusação e, conforme a juíza do caso previa, não houve tempo para a conclusão do rito e leitura da sentença. Segundo Maria Tereza Nogueira Pinto, como se trata de um processo complexo, com seis réus, serão necessárias outras audiências para ouvir as testemunhas de defesa, a promotoria e os advogados dos acusados.
Para evitar a tentativa de resgate dos presos, a Prefeitura confirmou reforço na segurança, sobretudo nas imediações do Fórum, com a presença da Ronda Municipal (Romu), da Guarda Civil, além da Polícia Militar. Antes da audiência começar, o quarteirão onde fica a sede da comarca foi totalmente interditado para o fluxo de pessoas e veículos.
O caso
Interceptações telefônicas feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Campinas, revelaram, há um ano, que os integrantes da quadrilha ameaçavam autoridades de Cosmópolis para “cooperarem com o crime”. No dia 20 de abril, sete pessoas, entre elas o chefe de uma facção criminosa, foram presas no bairro Chácara Santo Antônio, durante operação do Gaeco e da Secretaria Municipal de Segurança.
No terreno, onde vivia o líder do grupo com seus familiares, havia um campo de paintball (esporte em que os integrantes simulam combate atirando com balas de tinta), que seria usado para treinamento dos integrantes da quadrilha. Próximo ao terreno, a Polícia Militar e a Guarda Municipal também encontraram um laboratório de refino de droga. Ainda durante a operação foram apreendidos cinco automóveis, seis motos, 19 armas de paintball, dois revólveres, maconha, cocaína e uma bomba caseira.
Escutas telefônicas
As investigações começaram no início do ano passado, depois que o MP foi informado sobre as atividades de um grupo criminoso na cidade. O áudio com uma conversa entre um integrante da administração municipal de Cosmópolis e um criminoso conhecido como Nanico, gravada em 31 de março, revelava as ameaças. Veja trecho do diálogo:
Secretário - Agora, esse negócio de ameaça. Porque a gente ta fazendo algumas apreensões. Duas pessoas diferentes vieram me falar isso.
Nanico - Certo.
Nanico - Inclusive um da polícia.
Nanico - Eu acho que eu não vô gastá dinheiro pra fazê um negócio desse. É o que eu falei. Eu sou homem. Se tiver que fazer alguma coisa eu faço. Nunca paguei ninguém pra fazê coisa pra mim. Nunca! Vô fala pro senhor. Que nem eu falei pro senhor. Se eu tiver alguma coisa com o senhor eu venho resolver. Eu não peço pra ninguém e não pago ninguém.
Nanico - Então, é como o senhor pensa comigo: -Ah! O Nanico manda em tudo. Não! Eu posso mandá. Só não tenho controle de todo mundo.
Secretário - Exatamente.
Nanico - Agora, se encostar a mão no meu filho, vou deixar bem ciente os dois. eu vou cobrar. Agora, não vou cobrar na lei. Sabe por que senhor? Porque eu acho que a lei não vai resolver nada.
Publicado em: 
http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia
/2012/04/policia-fecha-quadra-do-forum-para-julgar-quadrilha-em-cosmopolis-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário